Responsive image
11-11-20 17:34

Contest Batalha do Jenipapo

Criado e organizado pela ARPI – Associação de Radioamadores do Piauí, o Contest Batalha do Jenipapo, é uma competição de âmbito nacional e tem como objetivo a confraternização entre radioamadores e a divulgação da Batalha do Jenipapo travada no Estado do Piauí, às margens do rio Jenipapo.

 


"Conteste Batalha do Jenipapo (Junior PS8DX)


Um novo conteste surge no radioamadorismo brasileiro. E assim como na histórica batalha do Jenipapo, travada em 13 de março de 1823, esse conteste inicia a reação de um pequeno grupo de radioamadores, tendo como idealizador o radioamador Fernando Landim – PS8PL, no sentido de um congraçamento, num momento em que todos vivemos uma ruptura geral causada pela Pandemia da Covid19.

O que se percebeu foi que a ideia do Fernando Landim foi abraçada, desde início, por muita gente e de grupos brasil a fora, que acreditaram e se empenharam em fazer a preparação do conteste. Ao que se seguiu a adesão de muitos outros na divulgação, e culminou com a participação festiva durante o conteste no final de semana. 

Um conteste é para radioamadores uma oportunidade para vários testes. Você testa sua habilidade como operador, sua estratégia de preparação e sua determinação durante a operação. É uma oportunidade para testar sua estação. Teste de antena, conectores, aterramento, manipulador, rádio e linear. E até o computador com ou sem interface. Itens que hoje compõem uma estação. Será testada e comparada a performance de seu sinal com várias outras estações na competição. Foi tanta gente no ar, que parece até que a propagação também veio participar ativamente do conteste.

Num contexto de tantas transformações tecnológicas e sociais, é muito importante vermos que a motivação de radioamadores para um congraçamento como o promovido pelo Conteste Batalha do Jenipapo. Nesse resgate da memória histórica, de um movimento local com reconhecida expressão de um sentimento geral, vimos ocorrer a adesão de muitos radioamadores, individual e coletivamente nos vários grupos que apoiaram e participaram desse conteste. Representando um sentimento nacional de resgate do radioamadorismo nacional. O que ocorreu em março de 1823, reuniu sertanejos de três estados, Piauí, Ceará e Maranhão. Esse ano o conteste reuniu brasileiros de quase todos os estados. Como teria sido, se em 1823 houvesse uma comunicação tão acessível como a dos dias atuais?

Foi muito bom ver uma festa do radioamadorismo brasileiro. Resta agora avaliarmos racionalmente o que precisamos fazer para melhorarmos no próximo conteste. E parabenizar aqueles que estiveram à frente dessa verdadeira batalha."

 

 

Click aquí para baixar o regulamento

Click aquí para baixar os arquivos de configuração do N1MM

Clicl aqui para verificar o resultado provisório do Conteste Batalha do Jenipapo


 

Assista o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=L1fOFJ5OCHA&feature=emb_logo e aprenda a configuração do N1MM para o contest Batalha do Jenipapo, por PS7DX.

Assista o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=S5-vc8xWk_4&feature=youtu.be e veja os erros mais comuns nos logs, por PS7DX.

 

Segue links do Youtube, onde colegas radioamadores fazem o convite para a participação no Primeiro Contest Batalha do Jenipapo:


http://arpi.net.br/grupoGaleriaVideos_inc.php?idgrupogaleria=30

 

 

 

 

Coordenação:

Fernando Landim - PS8PL

Colaboradores:

Ed Francisco Freitas - PS7DX

Lúcio Penteado Lopes - PP7LP




PS Radio DX