Responsive image

Radioescotismo


 

 

Radioescotismo

Atividade de comunicação via rádio praticada por radioamadores que fazem parte do movimento escoteiro cujo objetivo principal é proporcionar a intercomunicação entre os jovens, incentivando-os às praticas científicas e estudos técnicos bem como no auxílio às situações de emergência como acidentes e catástrofes naturais. Dentre várias atividades, destaca-se o JOTA “Jamboree-on-The-Air”, evento anual realizado  pela Organização Mundial do Movimento Escoteiro que promove a comunicação via radioamador entre escoteiros do mundo inteiro no terceiro final de semana do mês de outubro, oportunidade que os escoteiros têm para se comunicar e trocar experiências com outros grupos. 


Band

SSB (phone)

CW (morse)

80 m

3.690 kHz  & 3.940 KHz*

3.570 kHz 

40 m

7.090 kHz & 7.190 kHz 

7.030 kHz

20 m

14.290 kHz

14.060 kHz

17 m

18.140 kHz

18.080 kHz

15 m

21.360 kHz

21.140 kHz

12 m

24.960 kHz

24.910 kHz

10 m

28.390 kHz

28.160 kHz 

6 m

50.160 kHz

50.160 kHz

As Frequências Escoteiras são escolhidas em função do benefício das operações QRP, especialmente as instaladas em acampamentos escoteiros. Dessa forma, com as frequências estando distantes dos segmentos utilizados em contestes, as estações escoteiras poderão operar em melhores condições.

* A frequência de 3.940KHz não faz parte do plano de bandas nacional.

ANEXO À RESOLUÇÃO No 452/2006 - CAP. II Artigo 2/II. 3500 - 3800 kHz


- Sobre o Movimento Escoteiro:

 

Escotismo, fundado por Lorde Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, em 1907, é um movimento mundial, educacional, voluntariado, apartidário, sem fins lucrativos. A sua proposta é o desenvolvimento do jovem, por meio de um sistema de valores que prioriza a honra, baseado na Promessa e na Lei escoteira, e através da prática do trabalho em equipe e da vida ao ar livre, fazer com que o jovem assuma seu próprio crescimento, tornar-se um exemplo de fraternidade, lealdade, altruísmo, responsabilidade, respeito e disciplina.


Missão:

A missão do escotismo é contribuir para a educação do jovem, baseado em sistema de valores baseados na Promessa e na Lei Escoteira, ajudando a construir um mundo melhor, aonde se valorize a realização individual e a participação construtiva em sociedade.


Visão:

O Movimento Escoteiro, é um movimento global que produz uma real contribuição na criação de um mundo melhor.


Princípios do Escotismo:

A Organização Mundial do Movimento Escoteiro define como Princípios do Escotismo:

1.Dever para com Deus (crença e vivência de uma fé, independentemente de qual seja);

2.Dever para com os outros (participação na sociedade, boa ação, serviço ao próximo);

3.Dever para consigo próprio (crescimento saudável e auto desenvolvimento).


Desenvolvimento físico:

Proporcionar o desenvolvimento físico do jovem por meio de jogos ao ar livre, exercícios, excursões e acampamentos.


Desenvolvimento moral:

A finalidade é o caráter com um propósito. E o propósito é que essa geração seja sadia no futuro, para desenvolver a mais alta forma de compreensão e dever para com Deus, pátria e próximo.


Desenvolvimento intelectual:

Dá-se uma preparação adequada pelo conhecimento adquirido em cada uma das etapas como cozinha; campismo, nós, natação e salvamento; primeiros socorros; regras de segurança, orientação, transmissão de sinais, estudo da natureza, entre outros.


PS Radio DX