Responsive image

O que ARPI já realizou


 

RELAÇÃO DE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELA ARPI
ANO 2016
Criação da Repetidora PS8MIT Data ??????
Criação da Rodada QSO da Amizade em 27/05/2017
ANO 2017
Criação do Site da ARPI Data ????
Aquisição da antena de VHF da PS8MIT Data ??????? Ver data na nota fiscal
Encontro em comemoração ao dia do Radioamador na Ponte Estaiada em 04/11/2017
Encontro de confraternização de final de ano realizado no Luxo Hotel em 09/12/2017
Formalização da ARPI em 18/11/2017, no auditório do IFIPI
Homenagens aos nossos colegas através das repetidoras PS8MIT, PS8JSL.......... o ideal que
tivéssemos as datas. Pode verificar na ANATEL a licença.
Palestra com o tema satélite administrada em Piripiri no 2° Grupo de Escoteiros Erivaldo
Sandro em 01/07/2017.
Participação do time de radioamadores no campeonato das ............... coloca aí Oliveira o nome
e a data.
Criação do ZELLO
Palestra com o tema DX em 18/12/2017, administrada pelo colega Raimundo Junior PS8DX.
Palestra com o tema Modos Digitais administrada pelo colega Fernando data ......
Arrecadação de alimentos em 18/12/2017 doada à...............
Realização do Conteste de VHF Teresina entre os dias 04 a 05/12/2017
Criação da repetidora de UHF data ...............
Almoço confraternização lá no Residência com a rifa para aquisição da antena de VHF da
PS8MIT

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELA ARPI

 

Ano 2022

 


 

Durante toda a manhã deste último sábado, 25/06, ocorreu no espaço de lazer em frente ao QTH do Luís Carlos - PS8DMS uma confraternização entre os radioamadores piauienses.

Foi nesta oportundade que Raimundo Jr. - PS8DX ministrou a palestra sobre "Cartões QSL". A palestra foi muito proveitosa, com troca de informações entre radioamadores experientes e também foi muito oportuna, tendo em vista a Consulta Pública aberta pela Anatel.

Sabe-se que dentre as mudanças proposta, destaca-se aquela que propõe a comprovação de participação em contestes, bem como contatos DX de modo geral, como forma de comprovação de atividade radioamadorística para fins de promoção de classe, em substituição à prova de telegrafia. Essas comprovações de contatos se dão por meio dos cartões QSL. 

 

A temática foi amplamente discutida e, ao final, todos puderam confraternizar com uma churrascada para ninguém botar defeito!


Na última sexta-feira, 27/05, comemoraremos o quinto aniversário da Rodada QSO da Amizade. Na oportunidade ocorreram quatros sorteios para aqueles que participaram, sendo ganhadores das canecas personalizadas o Raimundo PS8AKR, Tiago PS8TM e o Raimundo PS8DAJ; Domingos PS8DDR ganhou a interface digital. Obrigado pela participação de todos!


Na rodada especial do dia 27 de maio, comemorou-se os cinco anos da Rodada QSO DA AMIZADE e a Diretoria da Associação de Radioamadores do Piauí sorteou três canecas de louça personalizadas com o indicativo dos colegas que participaram e foram sorteado. Também foi sorteada uma interface para modos digitais ou ZELLO.


No dia 24, a Rodada QSO da Amizade foi especial. Sob o comando do nosso amigo Domingos - PS8DDR foi homenageado o nosso amigo Medeiros- PS8MIT que nos deixou ha dez anos. Foram recordadas algumas histórias e momentos que alguns colegas vivenciaram com ele.

 

 

No último domingo, 08 de maio, a ARPI dedicou a Rodada Sempre Alerta Piauí a homenagear o Dia das Mães. Durante o conversação entre os amigos radioamadores, foi prestada diversas homenagens às nossas genitoras.


Na manhã deste sábado, dia 23 de abril, em Teresina, na Igreja de Fátima, a Associação de Radioamadores do Piauí - ARPI promoveu a primeira palestra do ano voltada a temas relavantes do radioamadorismo. Foi tratado dos procedimentos para homologação de equipamentos radioamadorísticos junto aos órgãos de fiscalização. A palestra foi ministrada pelo experiente radioamador Fernando Rodrigues - PS8CW e contou com a participação de muitos radioamadores. Foi uma oportunidade para reencontrar os amigos após dois anos de pandemia.


Neste mês de março, nos dias 12 e 13 de março, foi realizada a 2ª edição do Contest Batalha do Jenipapo, concurso este patrocinado pela Associação de Radioamadores do Piauí - ARPI.

Novamente, nosso concurso foi bem aceito pela comunidade radioamadorística e contou com uma participação formidável de radioamadores de todos os ricões do Brasil.

Foram 24 horas de intensa movimentação nas faixas da competição. 

Em breve, serão divulgados os ganhadores mas, desde já, fica nosso registro de gratidão a todos que se juntaram a nós nessa empreitada. Juntos, fazemos um radioamadorismo mais forte!



É com grande satisfação que a Associação de Radioamadores do Piauí comunica que estamos nos preparativos finais para a realização da 2a Edição do Concurso "Batalha do Jenipapo" que ocorrerá nos dias 12 e 13 de março. 

Desde a realização da primeira edição, em março de 2021, os organizadores, dos quais se menciona aqui o radioamador Fernando Landim - PS8PL e o Presidente da ARPI, Nelson Filho - PS8NF, trabalharam com dedicação no aperfeiçoamento do seu regulamento bem como de outras melhorias gerais. Tudo isso para que nessa edição de 2022 o contest consiga atingir o sucesso, ou mesmo superar!, da edição anterior.

E assim esperarmos que no mês de março as faixas do radioamador fiquem lotadas com as modulações de RF nesse nosso evento.

Convidamos todos para juntarem-se a nós nessa grande festa que tem tudo para se tornar tradicional dentro do calendário dos contestes brasileiros!

A ARPI incentiva e apoia esse e outros eventos que engrandecem o nosso hobby.

 


Ano 2021


 

18/12/2021 - No último dia 18/12/2021, a Associação de Radioamadores do Piauí - ARPI esteve presente na Ponte Estaida em Teresina, um importante ponto turístico da capital, realizando arrecadação de alimentos entre os radioamadores. Todas as doações serão entregues ao Lar de Misericórdia.


21/11/2021 - No dia 21/11/2021 a Associaçao de Radioamadores do Piauí - ARPI levou ao ar a primeira edição da Rodada Sempre Alerta Piauí, uma rodada escoteira onde o Chefe Willian – PU8RMG e a Chefe Eline, no apoio técnico, recepcionam os colegas todos os domingos a partir das 09:00 horas.

A rodada é transmitida através da Repetidora 147.390Mhz (+600Khz) e também pelo ZELLO no canal VHF TERESINA


Associação de Radioamadores do Piauí – ARPI patrocinou uma placa de premiação ao CQMM DX CONTEST, cuja a mesma foi encaminhada para a radioamadora Carol Richards detentora do indicativo N2MM.


04/11/2021 - No último sábado, 04 de novembro de 2021, integrantes da Associação de Radiomadores do Piauí - ARPI estiveram presentes no QTH do secretário geral desta associação, Paulo Henrique - PU8PPH, para prestigiar a instalação de sua nova estação DX, que fora preparada com muito planejamento em parceria com os radioamadores Ronaldo Val - PS8RV e Nathanael - PU8RBZ.
Na ocasião, estiveram presentes o presidente da ARPI, Chefe Nelson - PS8NF e os radioamadores Fernando PS8PL, Marcão - PS8MAB (que auxiliou na montagem das antenas) e Tiago Mendes - PS8TM.
A antena, inspirada nas muitas experiências em expedições da equipe WWFF Brasil, é própria para as bandas de 10/15/20 e 40 metros. Paulo Henrique inicia-se como operador DX e será o mais novo radioamador piauiense ativo nos próximos Contests.

A ARPI apoia essas iniciativas e estimula o radioamadorismo em todas as suas modalidades.


06/11/2021 - A Associação de Radioamadores do Piauí comemorou no último dia 06/11/2021 o dia do Radioamador com uma demonstração pública sobre radioamadorismo na Ponte Estaiada, famoso ponto turístico da cidade de Teresina, capital do Estado do Piauí.


A Associação de Radioamadores do Piauí – ARPI informa que patrocinou três placas comemorativas ao 24° aniversário da rodada do “QAP Piauiense” criada e comandada pelo radioamador Osmar – PS8OB. Os ganhadores foram: Otávio – PY7BTJ, Tavares – PT7JTR e Albino – PS8BJ.


28 e 29/08/2021 - ARPI participa de concursos tradicionais com o indicativo oficial PS8ARP. A Associação de Radioamadores do Piauí informa que participou nos dias 28 e 29 do agosto e nos dias 18 e 19 setembro do corrente ano dos Concurso Verde e Amarelo e Concurso Farroupilha com o indicativo oficial da entidade “PS8ARP”


26/06/20121 - No dia 26/06/2021 a Associação de Radioamadores do Piauí realizou dentro da Rodada do QSO da Amizade que vai ao ar de segunda a sábado a partir das 20:00h , um bate-papo técnico sobre o Diploma Fauna e Flora que foi administrado pelos colegas Ronaldo Val – PS8RV  Coordenador de Ativação de Áreas de Preservação da Fauna e Flora – WWFF no Brasil e o colega  Fernando Landim – PS8PL com um grande número de participantes.

 

Nos dias 26 e 27/06/2021 e de 03 a 04/07/2021 a Associação de Radioamadores do Piauí participou dos Contestes Batalha do Riachuelo e do Concurso 2 de Julho com os indicativos ZY8BJ e PS8ARP respectivamente, e o objetivo da ARPI é prestigiar todos os contestes brasileiros.


26/06/2021 - A Associação de Radioamadores do Piauí (ARPI) filiada à LABRE do Rio Grande do Norte, no último dia 26/06/2021 realizou eleições onde assumiu a presidência Nelson de Almeida Costa Filho (PS8NF), vice-presidente Domingos Damasceno Rodrigues (PS8DDR) e no Conselho Deliberativo e Fiscal assumiram, Milton Lima Ribeiro (PS8HF), Iara Maria Ribeiro Leite Rodrigues (PS8ILR), Raimundo José Cunha Araújo Júnior (PS8DX), Anselmo Barbosa Leite Rodrigues (PS8AB) e João Silva de Oliveira Neto (PS8PY) e na oportunidade foram nomeados os demais diretores. 


22/05/2021 - Publicado Edital que convoca sócios da ARPI para participarem do Processo Eleioral, com eleição da Diretoria Executiva e Conselho Deliberativo e Fiscal da Associação. 


20/05/2021 - Filiação da ARPI à LABRE, por decisão da Diretoria Executiva e do Conselho Deliberativo e Fiscal.


09/05/2021, das 07:00 às 08:00h  - Rodada especial do “QSO da Amizade” em homenagem ao dia das Mães, com coordenação do Vice-presidente da ARPI, Domingos – PS8DDR e ampla participação dos colegas Radioamadores, com sorteio de brindes entre os participantes. 


16/04/2021 - Publcada Lei 5.576, de 8 de abril de 2021 que reconhece de Utilidade Pública a Associação de Radioamadores do Piauí - ARPI, pela prefeitura de Teresina. 


Entre os dias 13 e 14 de março de 2021 - A ARPI realizou o Primeiro Conteste Batalha do Jenipapo. O evento busca levar à comunidade de radioamadores de todo o Brasil uma das batalhas mais sangrentas que ocorreu no território piauiense na busca da independência do Brasil do domínio português. O evento contou com a participação massiva de radioamadores de todo o nosso país, sagrando-se um dos maiores e mais participativo consteste realizado. Agradecemos a todos os colegas radioamadores que se dignaram a participar desta festa de congraçamento radioamadorístico. Parabéns aos organizadores, em espcial ao Fernando Landim (PS8PL) e a Milton (PS8HF) pela dedicação demonstrada e pelo desempenho durante o evento.


24/02/2021 - A ARPI é reconhecida como entidade de utilidade pública pela Câmara Municipal de Teresina. Mais um passo importante para esta Associação, visto o reconhecimento dos trabalhos realizados em prol do radioamadorismo piauiense.


10/02/2021 - A ARPI é reconhecida como entidade de utilidade pública pela Assembleia Legislativa do Estado do Piauí. Passo importante para esta Associação, visto o reconhecimento dos trabalhos realizados em prol do radioamadorismo piauiense.


16/01/2021 - Mal começou o ano e já temos mais um repetidor em operação mantido pela ARPI. Trata-se do repetidor PS8LB, instalado na cidade de Oeiras/PI, que logo estará interligado ao sistema montado por esta Associação. Deveremos realizar estudos futuros de tal forma a avaliar a possibilidade de interligar este repetidor ao repetidor montado na cidade de Picos/PI e mantido pelo PS8FBL. Este repetidor, utilizando o indicativo PS8LB, faz justa homenagem ao colega Brito Melo, um dos incentivadores do radioamadorismo no nosso estado, e um dos primeiros a manter em operação um repetidor em UHF na capital, Teresina.


06/01/2021 - A ARPI recuperou o repetidor PT7MEL, que deverá ser reinstalado na cidade de Viçosa do Ceará/CE. O repetidor apresentava problemas no seu transmissor. Substituído o transmissor, tão logo entre em operação, este repetidor deverá ser interligado ao sistema da ARPI. Procuramos com mais esta parceria ampliar a cobertura do sistema montado por esta Associação.


06/01/2021 - Buscando melhor integrar os repetidoras do nosso estado, A ARPI estará interligando a repetidora PR8RMP, mantida pelo colega Ocílio Santana, à PS8MIT. Esta interligação buscará melhorar a área de cobertura das repetidoras, além de permitir que os QSOs mantidos pela repetidora PR8RMP possam utilizar a infraestrutura montada pela ARPI, levando o sinal da Estação PR8RMP até o litoral do Piauí, além de utilizar a cobertura mantida pelo aplicativo Zello. Todos os colegas radioamadores só tem a ganhar com mais esta parceria firmada pela ARPI.

 

 

 

Ano de 2020

 

RIFAS - ao longo do ano de 2020 a ARPI realizou 3 rifas, ocasião em que foram sorteados transceptores digitais. O objetivo destas rifas, além de arrecadar recusros para que a Associação mantenha o parque de equipamentos em pleno funcionamento, busca também motivar os radioamadores a adentrarem no mundo do repetidor digital. Os equipamentos sorteados são do fabricante RETEVIS, modelo RT3S, que opera tanto no modo Analógico quanto no modo Digital (padrão DMR).


16/12/2020 - Restabelecimento do link de rádio, instalado no município de Cocal, que interliga a repetidora PS8JA - instalada em Pedro II, à repetidora PS8RC - instalada em Parnaíba. O restabelecimento deste link permitiu o retorno da comunicação entre a capital Teresina e o litoral do estado. Ressalta-se que está em pleno funcionamento o link de rádio que permite aos colegas radioamadores acionarem todo o sistema da ARPI, que interliga o litoral à capital.


04/12/2020 - Modificação do sistema irradiante do repetidor PS8JA, instalado na Serra dos Matões, possibilitando uma melhor cobertura do repetidor. 

Ressalta-se que esta foi uma das etapas desta modificação, ainda resta modificar a antena de transmissão, que permitirá ao repetidor ter uma cobertura de todas as cidades circunvizinhas da região de Pedro II.


12/12/2020 - instalação em local definitivo do Primeiro Repetidor Digital do Piauí. A Estação PS8JSj, operando na frequência de 439,900 MHz (-5 MHz). Esta é mais uma importante conquista dos radioamadores piauienses, colocando todos na vanguarda do radioamadorismo mundial. O repetidor opera no padrão DMR, que cresce a cada dia no mundo todo O principal motivador da escolha deste padrão foi valor dos equipamentos em uso pelos operadores - o custo de um equipamento que opere em outro padrão - seja DSTAR ou C4FM - é muito além dos equipamentos que operam no padrão DMR. Que todos tirem bom proveito deste novo repetidor.


05/11/2020 - Em comemoração ao dia do Radioamador brasileiro, 05 de novembro, A Associação de Radioamadores do Piauí – ARPI,  preparou uma semana de festividades. Através da nossa rodada diária o  “QSO da Amizade” que acontece das 20:00 às 21:00h através da rede de VHF/UHF da ARPI,  todos os participantes com registro no log da Rodada estavam concorrendo a vários prêmios para sua estação de rádio, o resultado do sorteio ficou assim:

 

 

Ordem

Prêmios

Ganhadores

01

01-UM TRANSCEPTOR BASE VH FT-1900

Leonel - PS8LMC

02

02-UMA ANTENA ENCURTADA DIEX DAX 12/80;

Sousa-PU8SMP

03

03- UMA ANTENA ENCURTADA DIEX DAX 12/30;

Osmar-PS8OB

04

04- UMA ANTENA ENCURTADA  DIEX DAX 17/40 PLUS

Francisco Marquês-PU8RSB

05

05- UMA CANECA PERSONALIZADA;

Pixico-PT7FRC

06

06- UMA CANECA PERSONALIZADA

Jesus-PS8ET

07

07 – UMA FONTE CHAVEADA 69 A

Piraja-PS8RF

08

08-UMA INTERFACE PARA MODOS DIGITAIS;

Carlinhos-PU8RPB

09

09- UMA ANTENA J POLE VHF/UHF

L.Carlos-PS8LPF

 

 

Doações recebidas para a campanha:

João Neto – PS8PY: Antena DIEX DAX 12/80; Antena DIEX DAX 12/30; Antena DIEX DAX 17/40 Plus; Fernando Landim - PS8PL: 02 canecas personalizadas;

Luiz Carlos - PS8DMS: uma fonte chaveada de 69A e um ainterface para modos Digitais; 

Mauro – PU8SMU: uma antena J Pole de VHF/UHF;

ARPI: um transceptor U=Yaesu VHF base, modelo FT-1900.

Agradecimento a tosos os participantes.

73.



12/08/2020 - ativado o link, via aplicativo Zello, entre a repetidora de Picos, mantida pelo colega Francisco Borges Leal (PS8FBL) e a MIT. Os testes iniciais mostraram-se promissores e ainda durante o ano de 2020 foram conclusivos. Esta possibilidade de utilizar a Internet para interligar os demais repetidoras em operação no estado do Piauí permitirá uma maior integração entre todos os que amam este hobby.

Queremos agradecer ao PS8FBL pela disponibilidade de permitir esta integração e levar mais longe o sinal do sistema mantido pela Associação de Radioamadores do Piauí - ARPI. 



09/08/2020, das 08:00 às 09:00h  - Rodada especial do “QSO da Amizade” em homenagem ao dia dos Pais, com coordenação do Presidente da ARPI, Luiz Carlos – PS8DMS e ampla participação dos colegas Radioamadores. 



13/05/2020, das 20h às 21h - rodada especial do "QSO da Amizade" com indicativo especial ZW8THANKS, em homenagem aos profissionais de saúde e a todos que se expõem ao risco de contágio em favor de salvar vidas. A operação com o uso do indicativo especial encerrou-se dia 13/05/2020, mas a gratidão aos guerreiros da saúde, claro, é eterna.


10/05/2020, das 08:00 às 09:00h  - Rodada especial do “QSO da Amizade” em homenagem ao dia das Mães, com coordenação do Vice-presidente da ARPI, Domingos – PS8DDR e ampla participação dos colegas Radioamadores. 


No início do ano de 2020, a ARPI recebeu dos colegas radioamadores do município de Acauã um repetidor, para que fosse alinhado e que permitisse a instalação em local definitivo naquele município. Mais uma vez, em apóio aos colegas e procurando o bem comum dos radioamadores do nosso estado, a estação foi ajustada e devolvidas aos companheiros radioamadores daquela cidade - relatos dos colegas dão conta de que a estação está em plena operação e cobrindo uma ampla região do nosso estado.

 

 

 

Ano de 2019

 

12/2019 -   A Associação de Radioamadores do Piauí – ARPI  

Cumpriu mais uma etapa concretizando o sonho dos radioamadores piauienses. 

Foi ativado na cidade de Luís Correia /PI uma estação de VHF (PS8ARP004), operando em 146.550MHz simplex com ampla cobertura no litoral do Piauí e ainda conectada ao Sistema ARPI VHF/UHF. 

Parabéns a todos nós radioamadores e bons contatos. 

73 

 

ARPI 

 

07/12/2019 -   A Associação de Radioamadores do Piauí – ARPI realizou no Parque Lagoas do Norte em Teresina/Piauí, a nossa festa de final de ano.

Encerramos os trabalhos de 2019 comemorando feitos inéditos no radioamadorismo piauiense e pensando novos desafios para 2020.

Aconteceu tudo na mais perfeita harmonia estreitando ainda mais os laços de amizades entre os adeptos do radioamadorismo. 

Boas conversas, planos para 2020, sorteios de brindes, exposição de equipamentos, além de um almoço farto a todos os presentes.

Agradecemos a participação e colaboração de todos e fica o convite para os próximos eventos promovidos pela ARPI. 

Boas festas!!!!

Feliz 2020!!!

Confira registros do evento.

73


ARPI

 

19/11/2019 -   A Associação de Radioamadores do Piauí – ARPI realizou o VIII Encontro de Radioamadores do Piauí/Ceará em Viçosa /CE.  

O evento foi realizado no QTH do nosso colega Mizael PU7MAM no Sítio São Paulo, Viçosa - CE e contou com o prestígio de colegas Radioamadores, operadores da Faixa do Cidadão, e muitos apaixonados pelo maravilhoso mundo do Rádio do Piauí , Ceará e Maranhão. 

O evento seguiu a programação prevista com início às 10:00h com os trabalhos de montagem, instalação e ajustes do repetidor VHF PT7MEL, intervalo para saboriarmos uma deliciosa feijoada, descanso e retomada dos trabalhos de ajustes do repetidor.

O repetidor PT7 MEL (146,670 MHz) em Viçosa /CE ficou ativado e linkado com PS8JPA (146,890 MHz) em Pedro II/PI.

Na sequência ouvimos a palavra do nosso colega Aristides – PS8ACM, Nelson - PS8NF e demais colegas da região, manifestando sua opinião e apoio ao encontro, assim como a possiblidade de um novo encontro em um futuro próximo.

Finalizando o evento ouvimos o pronunciamento do presidente da ARPI, o colega Luiz Carlos – PS8DMS, falando das ações da ARPI- Associação dos radioamadores do Piauí, das ações já realizadas, dos projetos futuros e do trabalho de integração com o s colegas do Piauí, Ceará e maranhão e sorteios de brindes entre os presentes. 

Agradecemos a participação e colaboração de todos e fica o convite para o próximo evento promovido pela ARPI. 

Confira registros do Evento. 

73 

ARPI. 

 

10/2019 - A Associação de Radioamadores do Piauí – ARPI, iniciou os testes o com primeiro repetidor digital do Piauí padrão DMR, PS8JSL operando em 439.900MHz - dando novas oportunidades aos radioamadores na região.  

73 

  

ARPI


28/09/2019 -   A Associação de Radioamadores do Piauí – ARPI realizou o VII Encontro de Radioamadores do Piauí.   

O evento foi realizado no auditório da APAE em Piripiri - PI e contou com o prestígio de colegas Radioamadores, operadores da Faixa do Cidadão, e muitos apaixonados pelo maravilhoso mundo do Rádio. 

O evento seguiu a programação prevista com início às 15:30h com a abertura feita pelo presidente da ARPI, Luiz Carlos – PS8DMS seguido da palavra do nosso colega Romério -PS8WA. 

Na sequência deu-se início a palestra sobre Sistemas VHF / UHF, repetidores, feita pelo colega Luiz Carlos – PS8DMS; Informações sobre Sistemas Digitais, especialmente DMR e informações da implantação do repetidor em UHF padrão DMR PS8JSL feita pelo colega Oliveira – PS8AFR  e encerrando o ciclo de palestras, as informações sobre DX feita pelo colega Nelson – PS8NF. 

Finalizando nossa programação foi dado início outro ponto alto do Encontro, a entrega dos Transceptores VHF/UHF e demais brindes aos novos colegas radioamadores.

A noite encerramos o evento com um jantar festivo no restaurante Castanhola. 

Agradecemos a participação e colaboração de todos e fica o convite para o próximo evento promovido pela ARPI.

Confira registros do Evento.

73


ARPI.


 

26/09/2019 – Ativado em Teresina / PI o repetidor digital (DMR - UHF) PS8JSL, operando em caráter experimental na frequência de 439.900MHz, dando novas oportunidades aos radioamadores da região.


24 e 25/08/2019 -   A Associação de Radioamadores do Piauí – ARPI,  através do Grupo de DX participou do CVA Contest 2019 na modalidade fonia com indicativo especial ZY8D.

A operação foi realizada na unidade militar - Cavalaria da PMPI representando nosso estado na categoria do campeonato.


17/08/2019É com imensa alegria e satisfação que informamos a todos os amantes do radioamadorismo que já estamos como o repetidor em VHF PS8RC – 145.490MHz (-600kHz) operando na cidade de Parnaíba/PI.


11/08/2019, das 09:00 às 10:00h  - Rodada especial do “QSO da Amizade” em homenagem ao dia dos Pais, com coordenação do Presidente da ARPI, Luiz Carlos – PS8DMS e ampla participação dos colegas Radioamadores.


22/06/2019 -   A Associação de Radioamadores do Piauí – ARPI realizou o VI Encontro de Radioamadores do Piauí. 

O evento foi realizado no Complexo de Fátima na parte da manha e contou com o prestígio de colegas Radioamadores, operadores da Faixa do Cidadão, e muitos apaixonados pelo maravilhoso mundo do Rádio.

O evento seguiu a programação prevista com início às 08:30h com a abertura feita pelo presidente da ARPI, Luiz Carlos – PS8DMS e Aristides -PS8ACM, nosso Diretor Social seguindo a apresentação do palestrante, Tenente Coronel Emídio.

Na sequência deu-se início a palestra de “Primeiros Socorros” com informações valiosíssimas para todos os presentes tratando de inúmeras situações de emergências e de como devemos nos comportar em tais circunstâncias.

Dado ao grande número de informações a serem repassadas, foi feito um intervalo para o coffee break e confraternização entre os presentes com vasta variedades de quitutes, e sucos retornando em seguida para a conclusão da palestra.

Finalizando nossa programação foi dado início aos sorteios dos brindes da rifa, distribuição de vários brides ofertados pelo nosso colega Landim – PS8PL e o encerramento do evento por volta das 13:00h.

Felizardos na Rifa:

Júnior – PS8DX – HT;

Jesus – PS8ET   - HT;

Júnior – PS8DX – interface modos digitais;

Raimundo – PS8DAJ - interface modos digitais;

Júnior – PS8DX – HT – Fonte chaveada 50 A.

Agradecemos a participação e colaboração de todos e fica o convite para o próximo evento promovido pela ARPI.


24/05/2019, das 20:00 às 21:00h - Rodada especial do “QSO da Amizade” (In memoriam) ao colega radioamador Benício Medeiros – (PS8MIT), onde colegas ao longo do QSO relembraram suas várias ações desenvolvidas em prol do radioamadorismo piauiense e brasileiro, com coordenação de Antônio Carlos –PS8AC, operando de União/PI através do repetidor em UHF – PS8ZM.


12/05/2019  - Das 07:00h  às 08:00h - Rodada especial do “QSO da Amizade” em homenagem ao dia das Mães, com coordenação do Domingos –PS8DDR.


17/04/2019 – Instalação da primeira estação IVG (Internet Voice Gateway) na cidade de Oeiras/PI, operando em  145,150MHz  (simplex) com ampla cobertura em toda região.

Agradecimentos aos colegas de Oeiras que trabalharam na instalação e ajustes dos equipamentos, especialmente nosso amigo Hélio e a todos os integrantes da ARPI que viabilizaram a realização do projeto.


13/01/2019 -   A Associação de Radioamadores do Piauí – ARPI realizou o primeiro Encontro de Radioamadores de 2019 em União Piauí.

Em União formos recebidos pelo nosso colega radioamador Antônio Carlos - PS8AC que já nos aguardava com um saboroso café da manhã.

Em seguida nosso vice-presidente Domingos – PS8DDR fez a abertura do evento, (L. Carlos - PS8DMS recuperando a saúde em casa), seguiu a fala do anfitrião e demais colegas que manifestaram sua satisfação de estarmos juntos em mais um evento patrocinado pela Arpi.

Providenciamos a instalação e ativação do primeiro  repetidor em UHF PS8ZM (439,175MHz) na cidade de União - Piauí.

Seguiu-se a programação com uma breve explanação feita pelo nosso Diretor técnico Oliveira –PS8AFR, discorrendo sobre repetidores do Serviço Radioamador, histórico de fundação da ARPI, motivações da criação da Associação, cobertura do sistema VHF/UHF e finalizando com os projetos de expansão do Sistema para 2019.

Durante o evento foram exibidos vários registros de eventos radioamadoristicos com a iniciativa do nosso saudoso colega Medeiros (PS8MIT) divulgando o radioamadorismo na região, outro destaque exibido foi o documentário da Expedição ZY6V- Arquipélago de Abrolhos com a participação do nosso colega Nelson – PS8NF.

Na sequência o nosso Diretor de Radioescotismo – Nelson - PS8NF, fez um breve relato das atividades desenvolvidas durante a Expedição Fauna & Flora - Arquipélago Abrolhos - ZY6V, respondendo vários questionamentos sobre as condições de operação assim como particularidades do arquipélago, deixando a todos os participantes entusiasmados com a aventura e os bons momentos vividos com os demais colegas na Expedição.

Por volta das 13h nos foi servido um saboroso e farto almoço com cardápio variado, deixando todos os presentes satisfeitos e bem alimentados, uma cortesia do nosso anfitrião.


Ano de 2018


22/12/2018 -   A Associação de Radioamadores do Piauí – ARPI realizou no Parque Lagoas do Norte em Teresina/Piauí, a nossa confraternização de final de ano.

Aconteceu tudo na mais perfeita harmonia estreitando ainda mais os laços de amizades entre os adeptos do radioamadorismo.

Boas conversas, planos para 2019, demonstração de  operação VHF/UHF via Sat, exposição de equipamentos, além de um almoço farto a  todos os presentes.

Agradecemos o apoio de todos.

29/11 a  02/12/2018 -   A Associação de Radioamadores do Piauí – ARPI esteve presente na Expedição ZV7FF – Serra da Ibiapaba – Sítio do Bosco Park,  representada  pelos nossos Diretores Ronaldo – PS8RV,  Oliveira – PS8AFR, Natanael – PU8RZB  e Magno – PU8SMG.

14 a 19/11/2018 -  A Associação de Radioamadores do Piauí – ARPI esteve presente na Expedição ZY6V - Fauna & Flora - Arquipélago Abrolhos,  representada  pelo nosso colega Nelson-PS8NF - Diretor de Radioescotismo , juntamente com os colegas PY6HD, PY6RT, PY6AWU, PY6BA, PY1AX.

24/11/2018  -  Instalada uma nova antena no repetidor de UHF - PS8JSL (439.900MHz) esperamos melhores condições de Rx e Tx, agora estamos com uma antena colinear de 8 elementos, antes estávamos operando com uma antena 2 x 5/8 de onda, bons contatos. 


16/11/2018 - ARPI envia aos colegas de Caxias/MA uma antena colinear de 4 elementos para ser instalada no repetidor PR8VRC em substituição a antena de menor ganho atualmente instalada, proporcionado assim melhor cobertura na região.

Logo no dia seguinte os colegas de Caxias fizeram a instalação da antena e já estamos observando as melhorias nas condições das transmissões, com boas reportagens de sinal na região de Caxias/MA, assim como na capital piauiense.

Bons testes, bons QSO’s - 146,610MHz ( subtom 100Hz). 


06/11/2018 - ARPI concede entrevista na Rádio Teresina FM 91,9MHz através do Presidente Luís – PS8DMS e o Diretor Técnico Oliveira – PS8AFR , divulgando o radioamadorismo e como parte  das comemorações do dia do Radioamador (05 de novembro). Parabéns a todos nós.


03 e 04/11/2018 – Aconteceu mais um encontro  Radioamadorístico em Teresina com os colegas Radioamadores de São Luís, estreitando ainda mais os laços de cooperação com os colegas da LABRE/MA.

Estiveram conosco os colegas Jorge – PS8JJO, Ana – PR8ANA, Aldenir – PR8ADN, Sérgio – PR8PM e Dona Lurdes.

Tratamos de vários assuntos de interesses do Radioamadorismo piauiense e maranhense, assim como   das entidades em questão, em breve teremos bom frutos dos entendimentos mantidos.

Não menos relevante os bons momentos de confraternização com todos os colegas. Em breve estaremos em São Luís dando prosseguimento a parceria em prol do desenvolvimento do Radioamadorismo na região.


15/09/2018 - Realização do “Bazar do Brito Melo” – Evento organizado pela Dona Zelita – PS8AAR, onde foram disponibilizados aos colegas radioamadores vários equipamentos, (transceptores HF/VHF/UHF, antenas, fontes de alimentação, torres, etc.) pertencentes à estação PS8LB do saudoso colega Brito Melo. A Associação de Radioamadores do Piauí – ARPI participou efetivamente contribuindo com a catalogação, divulgação do evento e testes nos equipamentos disponibilizados.


18 e 19/08/2018 – Nos dias dezoito  e dezenove de agosto de 2018, ocorreu a primeira participação da estação oficial da ARPI - PS8ARP em uma competição Radioamadorística. Com  efetiva  colaboração dos nossos  colegas:  Nelson – PS8NF,  Milton – PS8HF  e Joselito – PS8BR, participamos do Conteste CVA modalidade CW.

12/08/2018, das 08:00 às 09:00h  - Rodada especial do “QSO da Amizade” em homenagem ao dia dos Pais, com coordenação da Iara –PS8ILR


20 a 22/07/2018 – No período de 20 a 22  de julho de 2018, a diretoria de Radioescotismo da ARPI esteve presente no acampamento Regional do Ramo Escoteiro na cidade de Altos/PI, divulgando o Radioamadorismo, com a instalação e operação  da Estação PS8ARP.

05/07/2018 – Registros junto a Agência Nacional de Telecomunicações pela Associação de Radioamadores do Piauí – ARPI,  de Estações do Serviço Radioamador com indicativo de chamada PS8ARP. 

20 a 23/06/2018 - Realizado  no Parque Nacional da Serra da Capivara,  Expedição em evento ao Diploma da Modalidade Fauna e Flora.
A operação foi realizada em modo fonia e digitais nas bandas de 10, 15, 20, 40 e 80 metros e em acesso via satélite.
A equipe  formada por:
PS8RV - Ronaldo Val (Manager)
PS8NF - Nelson filho
PU8PSF - Fernando Sousa 
PT2OP - Orlando Perez
PS8ACM - Aristides

Estação operando  com indicativo especial ZV8FF.  

18/06/2018 – Reativado o repetidor VHF PS8GES 147,000 MHz (+ 600 KHz) Piripiri/PI interligado à PS8MIT. 

31/05/2018 – Início dos primeiros testes com a ativação do link em União/PI, conectado com o repetidor PS8MIT.

13/05/2018, das 07:00 às 08:00h  - Rodada especial do “QSO da Amizade” em homenagem ao dia das Mães, com coordenação do Domingos –PS8DDR.

05/05/2018 - IV Encontro de Radioamadores do Piauí – Auditório IFPI/PI, com palestra sobre aterramento, compatibilidade eletromagnética, homenagem póstuma ao Radioamador Brito Melo – PS8LB.

03/05/2018 -  Ativação pelos colegas de Caxias/MA do repetidor PR8VRC (146,610MHz) em Caxias/MA e linkagem com a PS8MIT.

27/04/2018 - Início das atividades da  Escola de CW da ARPI.

06/04/2018 - Registro da ARPI junto a Receita Federal do Brasil. 

07 e 08/04/2018 - I Encontro de Radioamadores na cidade de Parnaíba – PI,  palestra sobre comunicações via satélite e jantar de confraternização.

16 e 17/02/2018 - Ativação do Farol de Tutóia - ZY8D no final de semana dos Faróis Americanos.

06/01/2018 - Instalação e ativação do Repetidor em UHF – PS8JSL (439,900MHz). 

- Recuperação do repetidor de Picos/PI. PS8PCM (146,910MHz), 

 

Ano de 2017

- Aquisição da antena de VHF da PS8MIT, em 27 de janeiro de 2017. 

- Realizado o I Encontro de Radioamadores do Piauí, com a participação de radioamadores membros da LABRE-MA (Jorge, Lima e Félix) e de João Aleixo, de Crateús-CE; realizado em 04 de março de 2017. 

- Realizada palestra com o tema satélite ministrada em Piripiri no 2° Grupo de Escoteiros Erivaldo Sandro em 01/07/2017, pelos colegas Joselito (PS8BR), Nelson (PS8NF) e Milton (PS8HF).

 - Criação do Site da ARPI - agosto de 2017.

- Participação do time de radioamadores no campeonato das comunicações, promovido pelo SINTTEL-PI, em setembro e outubro de 2017.

- Realizado o II Encontro de Radioamadores do Piauí – realizado em 19 de agosto de 2017, no auditório do IFPI, com palestras sobre Modos Digitais, ministrada pelo colega Fernando (PU8PSF) e Interfaces para Echolink /Zello/ Modos Digitais, por Luiz Carlos (PS8DMS).

- Realizado o encontro em comemoração ao dia do Radioamador, na Ponte Estaiada, em 04/11/2017.

- Realizado o Contest VHF Teresina 2017, entre os dias 04 a 05/11/2017.

- Realizado o III Encontro de Radioamadores do Piauí – realizado em 18 de novembro de 2017  no auditório do IFPI, com palestra sobre Contatos a Longas Distâncias (DX), ministrada pelo colega Raimundo Junior (PS8DX); e arrecadação de alimentos que foram doados à entidade Maria Benvinda, que atende a 55 famílias carentes localizadas na Zona Norte da capital, Teresina.

- Realizada a Assembleia de fundação da ARPI em 18/11/2017, no auditório do IFPI.

- Obtida autorização para Instalação da Repetidora PS8JSL, em UHF, em homenagem ao colega Josimar (vou te contar...); licença com data de 21 de novembro de 2017.

- Realizado o Encontro de confraternização de final de ano no Luxor Hotel em 09/12/2017. 

 

Ano de 2016

- Criação da Rodada QSO da Amizade em 08/11/2016.

- Instalação da Repetidora PS8RC, em homenagem a João Correia; licença com data de 06 de setembro de 2016.

- Instalação da Repetidora PR8TW, em homenagem a José Luiz Moura; licença com data de 26 de julho de 2016.

- Almoço confraternização, com divulgação de uma RIFA objetivando a aquisição de uma antena de VHF para o Repetidor PS8MIT. 



Ano de 2015

- Instalação da Repetidora PS8JA - em homenagem ao José Alves; licença com data de 20 de julho de 2015. 

- Instalação de Link de rádio na Serra do Cipó, licença com data de 17 de julho de 2015.  

- Instalação de Link de rádio no Morro dos Macacos, licença com data de 14 de agosto de 2015. 

- Instalação de Link de rádio no Morro do Cachorro Seco, licença com data de 30 de setembro de 2015. 

- Interligação entre Teresina e Parnaíba, através da Repetidora PS8VMP (Velho Monge), chegando até a região do Médio Parnaíba. 

- Interligação da Repetidora PS8MIT ao sistema Zello. 

 

 Ano de 2014

- Instalação da Repetidora PS8MIT - em homenagem ao José Benício de Medeiros; Instalada em 08 de novembro, licença com data de 29 de outubro de 2014. 


PS Radio DX